O pi é simplesmente o quociente do perímetro do círculo pelo seu diâmetro. E o resultado é o mesmo para qualquer círculo!
Como o pi é impossível de calcular com exactidão é um número “irracional”.
O pi é incrivelmente útil! Qualquer cálculo que envolva círculos envolve o pi. Seja a construção de um automóvel, ou compreender o movimento dos planetas ou medir a distância no ciclómetro de uma bicicleta.
A história do pi
O pi sempre intrigou os matemáticos e os cientistas. Durante milhares de anos, muitos matemáticos tentaram calcular o valor de pi com o maior número de casas decimais.
Em 2000 A. C., os egípcios calcularam que o seu valor era 162/92, ou 256/81 ou 3,16. Na Grécia, no ano de 250, Arquimedes andou a desenhar formas com 96 lados à volta de círculos e calculou que o valor de pi estava entre 220/70 e 223/71, o que está correcto até às milésimas. Na Bíblia, no Livros dos Reis e nas Crónicas, o valor de pi é 3 e Plotomeu, em 150 D. C., estimou aquele valor em 3,1416. Na Inglaterra, em 1706, Jonh Machin descobriu uma fórmula complicada para o cálculo do pi e conseguiu o seu valor com 100 casas decimais. Em 2004 o japonês Yasumasa Kanada calculou o pi num computador com 1,24 biliões de casas decimais.
Curiosidades
Em 1897 o Estado do Indiana, nos Estados Unidos da América, tentou criar uma lei que decidia que o valor de pi era exactamente 3,2. Com esta lei queriam obrigar todas as pessoas no Mundo a pagar uma taxa, mas um matemático conseguiu convencê-los do absurdo da ideia e o Senado desistiu.
Ilusões ópticas
Olhe para o ponto no centro desta imagem, chegue perto do monitor e em seguida se afaste.
Será que o círculo se mexe?