Bem-vindo ao blogue Xtramat!
Este espaço pretende ser uma extensão virtual das aulas de Matemática e Ciências da Natureza do 2º Ciclo que lecciono.
Espero ajudar a despertar a curiosidade, a vontade de saber mais e criar bons hábitos de investigação, de crítica e troca de experiências.
A palavra Matemática vem do grego máthēma (μάθημα) que significa ciência, conhecimento, aprendizagem e de mathēmatikós (μαθηματικός) que significa apreciador do conhecimento.
A origem da Matemática confunde-se com o início da caminhada da humanidade neste nosso planeta.
Aprende um pouco mais, com estes vídeos da BBC!
Vídeo "A Linguagem do Universo", em que Marcus du Sautoy, doutor em Matemática pela Universidade de Oxford, nos leva em uma viagem pela história dessa disciplina fundamental. Sem a Matemática teria sido inviável o desenvolvimento da física, química ou astronomia. Basicamente todos os campos do conhecimento dependem de estatísticas, geometria ou cálculo, por mais básicos que sejam. Marcus nos mostra como a Matemática fez parte do princípio da intelectualidade nas antigas civilizações.
Para investigares sobre construções de sólidos e identificação de vistas podes visitar a página do Instituut Freudenthal: http://www.fi.uu.nl/toepassingen/00339/toepassing_algemeen.en.html Depois para abrir o jogo clica no botão Building with blocks Diverte-te a aprender!
Nós fazemos parte do Mundo Natural e todos os seres vivos estão interligados.
Hoje li uma notícia preocupante no jornal Público:
" As abelhas, das quais depende mais de metade das culturas agrícolas que alimentam o mundo, estão a desaparecer, “bombardeadas” por ameaças que vão da poluição às doenças, alerta hoje um relatório da ONU. O declínio tornou-se global.
“Os seres humanos fabricaram a ilusão de que, no século XXI, têm o progresso tecnológico necessário para serem independentes da natureza. Mas as abelhas mostram que estamos mais, não menos, dependentes dos serviços prestados pela natureza, num mundo perto dos sete mil milhões de habitantes”, comentou hoje Achim Steiner, director-executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (Pnua), em comunicado.
Actualmente, das cem espécies de culturas agrícolas que fornecem 90 por cento dos alimentos do mundo, mais de 70 são polinizadas por abelhas. Na Europa, há quatro mil variedades de vegetais que só existem graças à polinização, salienta o relatório “Global Bee Colony Disorders and other Threats to Insect Pollinators”".
A designação gugol foi sugerida pelo sobrinho do matemático Edward Kasner, aos nove anos de idade, e deu origem ao nome do conhecido motor de busca da Internet GOOGLE.
O rapazinho ainda inventou um número muito maior o gugolplex, o nome oficial para um 1 seguido de um gugol de zeros, ou seja, 10gugol.
Na respiração celular, não é só libertada a energia contida nos alimentos, mas também são produzidas substâncias tóxicas. O dióxido de carbono é uma delas, as outras dissolvidas no plasma do sangue são eliminadas na forma de urina e suor.
Formação da urina
A pele
A pele é o maior órgão do corpo humano, chegando a medir 2 m2 e pesar 4 Kg em um adulto. É constituída por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si - a epiderme (mais externa, formada por tecido epitelial) e a derme (mais interna, formada por tecido conjuntivo).
O novo Acordo Ortográfico entrou em vigor em Janeiro de 2009. Mas, até 2012, decorre um período de transição, durante o qual ainda se pode utilizar a grafia actual ou experimentar a nova.
O pi é simplesmente o quociente do perímetro do círculo pelo seu diâmetro. E o resultado é o mesmo para qualquer círculo!
Como o pi é impossível de calcular com exactidão é um número “irracional”.
O pi é incrivelmente útil! Qualquer cálculo que envolva círculos envolve o pi. Seja a construção de um automóvel, ou compreender o movimento dos planetas ou medir a distância no ciclómetro de uma bicicleta.
A história do pi
O pi sempre intrigou os matemáticos e os cientistas. Durante milhares de anos, muitos matemáticos tentaram calcular o valor de pi com o maior número de casas decimais.
Em 2000 A. C., os egípcios calcularam que o seu valor era 162/92, ou 256/81 ou 3,16. Na Grécia, no ano de 250, Arquimedes andou a desenhar formas com 96 lados à volta de círculos e calculou que o valor de pi estava entre 220/70 e 223/71, o que está correcto até às milésimas. Na Bíblia, no Livros dos Reis e nas Crónicas, o valor de pi é 3 e Plotomeu, em 150 D. C., estimou aquele valor em 3,1416. Na Inglaterra, em 1706, Jonh Machin descobriu uma fórmula complicada para o cálculo do pi e conseguiu o seu valor com 100 casas decimais. Em 2004 o japonês Yasumasa Kanada calculou o pi num computador com 1,24 biliões de casas decimais.
Curiosidades
Em 1897 o Estado do Indiana, nos Estados Unidos da América, tentou criar uma lei que decidia que o valor de pi era exactamente 3,2. Com esta lei queriam obrigar todas as pessoas no Mundo a pagar uma taxa, mas um matemático conseguiu convencê-los do absurdo da ideia e o Senado desistiu.
Elementos da circunferência e círculo
Ilusões ópticas
Olhe para o ponto no centro desta imagem, chegue perto do monitor e em seguida se afaste.
Será que o círculo se mexe?
Será que as linhas do quadrado dentro deste círculo não estão rectas?
Galen de Pergamon, um romano que viveu no século II, desenvolveu teorias sobre o coração que foram aceites durante séculos. Ele afirmava que o sangue fluía de um lado para o outro do coração. Esta teoria só foi contestada no século XVI por Andreas Vesalius (1514-1564) ao provar que o septo do coração era sólido, não deixando que o sangue passasse de um lado para o outro. Vesalius também defendeu que o sangue fluía numa trajectória circular pelo corpo, e não lateral.
William Harvey demonstra ao rei D. Carlos I de
Inglaterra a sua teoria da circulação do sangue, em 1628.
William Harvey (1578-1657), um físico e anatomista inglês, descobriu que o sangue corria das artérias para as veias e regressava ao coração, provando que aquele está em constante movimento e que flui numa só direcção. Além do estudo da anatomia humana, Harvey baseou-se num cálculo matemático do débito cardíaco, ou seja, a cada contracção o coração ejecta cerca de 59 ml. Uma vez que bate 70 vezes por minuto, bombeia 248 litros por hora, aproximadamente. Harvey concluiu que isto só era possível se o sangue voltasse ao coração para ser bombeado de novo. Conseguiu assim deduzir que a circulação é feita através de um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração.
(Fonte: “O seu coração”, Selecções do Reader’s Digest, Lisboa, 1997)
Tenta completar a legenda do esquema que representa a circulação do sangue.
A nossa Escola está inscrita no VIII Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos e no Campeonato Supertmatik de Cálculo Mental.
No 2º Ciclo, os jogos a concurso são: o "Ouri", o "Hex", o "Cães e gatos" e o "Supertmatik". Se queres participar avisa o teu professor. As eliminatórias na Escola estão previstas para 29 de fevereiro.
Podes treinar na biblioteca e também utilizar o computador, as ligações para as páginas com os jogos estão na barra lateral deste blogue.
As regras dos jogos estão disponíveis na página da SPM.
Todos os anos, em Maio, os alunos do 6º ano realizam provas de aferição a Matemática e a Língua Portuguesa.
Se tens curiosidade em conhecer as provas dos anos anteriores visita a página do Gave, que é o organismo do Ministério da Educação responsável pela elaboração destas provas.
Normalmente, o coração bate a um ritmo de 70 a 80 vezes por minuto. Quando fazemos exercício o batimento é mais frequente e quando dormimos é mais lento.
Quanto sangue temos no corpo?
Um adulto tem cerca de 4 a 5 litros de sangue.
Se pesas cerca de 45 kg tens pelo menos três litros de sangue.
Qual o comprimento do sistema circulatório?
O sistema de veias + artérias + capilares = mede cerca de 96 000 ou cerca de 176 000 km de comprimento, o suficiente para dar mais de duas ou quatro voltas à Terra (de acordo com diferentes fontes).
E sabias ainda que…
O nosso coração gera diariamente energia suficiente para mover um camião por mais de 30km! E o primeiro transplante do coração com sucesso foi realizado em 1967 pelo cirurgião sul-africano Christiaan Barnard.
O sistema circulatório permite a circulação do sangue em todo o organismo e, assim, o transporte de nutrientes e oxigénio até às células e o transporte de desperdícios celulares para eliminação.
Importância dos constituintes do sangue
A circulação do sangue – coração e vasos capilares